Topo

Passeios Culturais


Ao visitar algum museu, um parque ou outro local, o aluno adquire a prática social, muito importante como formadora de opiniões consistentes, reflexivas e problematizadoras. Ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas, é permitir ao aluno momentos de re-elaboração do saber dividido, permitindo o seu acesso a esses saberes e contribuindo para a sua atuação como ser criativo no processo histórico-cultural da sociedade.

A escola é um local de conhecimento, mediadora dos conhecimentos teóricos e da prática, e a cultura é uma forma dela. Nas escolas são trabalhadas muitas vivências, a fim de proporcionar ao aluno um repertório para a vida. O conhecimento é mais que a lição passada em sala de aula, ele também é composto pelas experiências fora dos portões da escola.

As atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno. "Elas ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos".

Consiste na oportunidade que o aluno tem em sair do ambiente escolar, tendo a possibilidade de conhecer novos lugares e diferentes situações de estudos e aprendizagens, relacionadas a conteúdos curriculares, usando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual.